Condicionadores de Sinal HI 5500



Clique para ampliar


Os Condicionadores de Sinal de Vibração Hardy Instruments HI 5500 oferecem uma opção versátil e modular para a monitoração e proteção de máquinas rotativas. Os módulos podem ser configurados como sistemas stand-alone de monitoração com capacidade para desligamento, ou como apenas condicionadores de sinal que fornecem a informação de vibração para um computador do controle da fábrica (PLC ou SDCD). Os módulos processam os sinais de vibração e permitem que os computadores da fábrica ou dispositivos de supervisão monitorem os níveis de vibração reais de máquinas essenciais da produção.

Está provado que a monitoração da vibração das máquinas é um modo altamente benéfico de garantir a confiabilidade do maquinário.

Modularidade

O conceito por trás dos produtos da série HI 5500 é a modularidade. Você pode criar sistemas de proteção e de monitoração de máquinas de acordo com as suas necessidades específicas. Seja sua aplicação de monitoração pequena ou grande, você precisa adquirir apenas o necessário. Se você quer expandir seu sistema de monitoração no futuro, simplesmente adicione novos módulos.
Versatilidade

Os módulos podem ser usados para monitorar máquinas de alta velocidade, baixa velocidade ou típicas velocidades de operação. Eles podem ser configurados para monitorar diferentes parâmetros (aceleração, velocidade e deslocamento) usando uma grande variedade de sensores.

Os produtos HI 5500 são versáteis pois eles podem ser configurados para alcançar uma grande variedade de aplicações de monitoração de vibração. Eles podem ser usados para monitorar motores, ventiladores, bombas ou praticamente qualquer máquina rotativa que use rolamentos.
Benefícios

  Os benefícios em se utilizar os módulos HI 5500 para monitorar a vibração do maquinário são:

aumento do tempo para produção uma vez que tempos de paradas não planejadas são minimizados
aumento na qualidade do produto pois as máquinas trabalham mais suavemente
aumento da segurança no ambiente de produção pois a performance da máquina é confiável
redução nos custos de manutenção uma vez que é preciso menos manutenção reativa
redução nos custos de energia ao aumentar a eficiência do maquinário
redução no inventário de peças pois peças sobressalentes são pedidas somente quando necessárias
Recursos

Os recursos dos módulos HI 5500 são simples, porém, eficazes. Os módulos aceitam uma grande variedade de sinais de entrada, condições de sinais e oferecem saídas para monitoração, proteção e análise da performance da máquina. Os sinais mais comuns de entrada vêm de acelerômetros industriais e sensores de velocidade. Estes sinais AC dinâmicos são tipicamente filtrados através de filtros passa-baixa e filtros passa-alta, para eliminar frequências indesejadas, integrados (se necessário), para obter a medida de velocidade ou de deslocamento, e então convertidos para uma voltagem DC proporcional através de um detector true rms de precisão.

Nossos especialistas em aplicações podem ajudar você a escolher o módulo apropriado para a sua aplicação.

As saídas incluem sinais totalmente proporcionais de 4-20mA e 0-5Vdc para conectar com um computador industrial, para a monitoração da vibração total, ou para conectar um relé de alarme ou desligamento, a fim de acessar o sinal de vibração bufferizado através de um conector BNC para propósitos de análise.


Tipos de Módulos Disponíveis

1) Módulo Condicionador de Sinal de Aceleração HI 5501

O módulo condicionador de sinal de aceleração HI 5501 é ideal para a monitoração da maioria das máquinas com elementos rotativos. O módulo recebe um sinal de entrada de um acelerômetro e oferece saídas em aceleração, velocidade ou deslocamento. Os sinais de saída estão diponíveis em várias formas: sinal de vibração bufferizado ou sinal de vibração filtrado estão disponíveis no conector BNC para a análise de sinal, e um sinal proporcional 4-20mA e 0-5Vdc para todo o range de vibração está disponível para conectar à um CLP ou SDCD (sem realimentação) e para um relé ou dispositivo de alarme. O HI 5501 pode ser configurado para faixas específicas de frequência (o usuário pode selecionar os filtros passa-baixa e passa-alta), integração simples ou dupla, várias faixas de vibração, e entre detecção RMS, de pico ou pico-a-pico. A unidade 5501 é alimentada por 24Vdc (60mA) e oferece a alimentação para o sensor. Um Led "OK" confirma se o sensor de entrada está operando corretamente. Uma falha no circuito é identificada quando a saída 4-20mA for para zero. A medição de vibração usa um detector true RMS. O módulo HI 5501 pode ser usado para monitoração stand-alone, ou junto com outros módulos direcionados para um relé de alarme em comum. Jumpers de ajuste permitem que o usuário configure o módulo HI 5501 para configurações específicas de relé.

2) Módulo Condicionador de Sinal de Velocidade HI 5502

O módulo condicionador de sinal de velocidade HI 5502 é muito similar ao módulo condicionador de aceleração HI 5501. A diferença básica é a necessidade da entrada de um sinal de velocidade. O sinal de entrada de velocidade pode vir de um sensor do tipo piezoelétrico integrador, ou de um sensor de velocidade auto-gerado (não necessita de alimentação de excitação).

3) Módulo de Duplo Setpoint HI 5532

O módulo de duplo setpoint HI 5531 e o módulo de relé HI 5533 são usualmente utilizados juntos para oferecer ao sistema de monitoração os contatos de relés para o aviso de alarmes e/ou desligamento da máquina. A saída 0-5Vdc dos módulos de vibração oferecem o sinal de entrada para o módulo de duplo setpoint HI 5532. O módulo de duplo setpoint HI 5532 compara o sinal de entrada com níveis de alarme definidos pelo usuário, e, então, oferece o sinal de saída para o módulo de relé HI 5533, sempre que um nível de alarme for ultrapassado. Os recursos principais do HI 5532 são: delay de tempo ajustável do alarme, alarmes de máximo e mínimo por canal, operação retentiva ou não-retentiva por canal e níveis ajustáveis de alarme por canal.

4) Módulo de Relé HI 5533 DPDT (Duas Posições, Dois Contatos)

O módulo de relé HI 5533 é controlado pelo estado do sinal de alarme de saída vindo do módulo de duplo setpoint HI 5532. Se necessário, um módulo de relé HI 5533 adicional pode ser conectado à uma segunda saída de sinal vinda do módulo de duplo setpoint HI 5532 , oferecendo um sistema de relés de alarme e de perigo. Jumpers internos controlam a configuração dos relés para os estados normalmente fechado ou normalmente aberto. Adicionalmente, o relé pode ser desativado durante a manutenção do sistema de manutenção ou durante o startup da máquina (quando os níveis de vibração podem ser aleatoreamente excessivos).
Exemplo de Aplicação em Sistema para Monitoração de Bomba:


Exemplo de Aplicação utilizando os módulos HI 5500 Hardy Instruments
MODELOS

Módulo Sinal de Entrada Tipo de Saída Limites de Frequência Range de Vibração Sensibilidade do Sensor Detecção
HI 5501-ASTD Aceleração Aceleração 2-10KHz 0-10g 100mV/g Pico
HI 5501-VSTD Aceleração Velocidade 2-10KHz 0-1.0ips 100mV/g Pico
HI 5501-VLF Aceleração Velocidade 2-10KHz 0-1.0ips 100mV/g Pico
HI 5501-SPEC Aceleração Aceleração, Velocidade ou Deslocamento Selecionável Selecionável Selecionável Selecionável
HI 5502-STD Velocidade Velocidade 2-10KHz 0-1.0ips 100mV/g Pico
HI 5502-SPEC Velocidade Velocidade ou Deslocamento Selecionável Selecionável Selecionável Selecionável

Módulo Descrição
HI 5532 Módulo de setpoint de alarme, 2 entradas, retardo de tempo, retentivo/não-retentivo, ajustável
HI 5533 Módulo de relé, DPDT, normalmente fechado ou normalmente aberto
HI 5500PS-700P Fonte de alimentação 24Vdc, montagem em painel (alimenta 11 módulos)
HI 5500PS-700R Fonte de alimentação 24Vdc, montagem em trilho (alimenta 11 módulos)


Procedimento para especificação do Transmissor de Vibração

Voltagem de Referência

Referência Ativa (AR) – usada apenas em um único módulo de vibração HI 5500 dentro de um grupo de módulo, quando todos estes módulos são direcionados para um único Módulo de Duplo Setpoint HI 5532. O módulo com a opção AR estabiliza a voltagem de referência para o grupo de módulos (todos os outros módulos são configurados para referência inativa). Se somente um módulo HI 5501 está sendo usado na aplicação, ele é do tipo AR. Isto se aplica somente quando os módulos são alimentados por uma fonte +24Vdc

Referência Inativa (IR) Usada em todos os módulos em um grupo, exceto no módulo que é do tipo referência ativa