Checkweighers
Os Checkweighers podem ser usados para uma grande variedade de aplicações incluindo verificação de conteúdo do pacote, verificação de tolerância do produto, identificação de partes, classificação do produto e verificação de sobrecarga.
1. Equipamento
Os
controladores de pesagem e
módulos de pesagem da Hardy Instruments são usados para Checkweighers estáticos ou para Checkweighers dinâmicos para movimento de partes, produtos e pacotes. Balanças do
tipo plataforma são usadas para verificação de peso estática e
células de carga ou plataformas são incorporadas em transportadores para funcionarem como Checkweighers dinâmicos. A verificação dinâmica de peso (verificação em movimento) é possível com a tecnologia exclusiva
WAVERSAVER® da Hardy Instruments, que ignora as vibrações causadas por máquinas e equipamentos ao redor da balança e por características do próprio processo, assim como as vibrações criadas pelos transportadores. Os equipamentos da Hardy podem ser configurados para contar itens que entram e saem da balança, para direcionar produtos fora da tolerância, ou, ainda, para classificar produtos. Lâmpadas de indicação de Abaixo/Dentro/Acima podem ser usadas para avisar o operador do estado da balança.
2. Controle
O sistema de controle do Check Weigher pode ser manual ou completamente automático. A operação manual (estática) de
Check Weighing requer um operador para o posicionamento da caixa (produto) na balança e para observar o resultado através de lâmpadas de aviso de Subpesagem / Dentro / Sobrepesagem. Já um sistema completamente automático é o que a caixa (produto) é pesado em movimento, e o
controlador de pesagem pode, então, controlar o direcionamento de cada uma das caixas (produto) para uma determinada direção de acordo com o seu peso. O controle automático é feito com o controlador de pesagem da Hardy Instruments se comunicando com um programa em um computador ou CLP.
3. Coleta de Dados
Além de verificar o peso e direcionar o fluxo do produto, um sistema Checkweigher pode, ainda, fornecer informações estáticas muito importantes. Estas informações podem ser usadas por um Controle Estatístico de Processo (CEP, ou SPC - Statistical Process Control) para gerar os dados necessários para um banco de dados de qualidade.
Geralmente o Checkweigher é instalado numa seção de inspeção após o processo de fabricação ou empacotamento. Pela análise e retorno dos resultados da operação do Checkweigher, o processo inicial pode ser ajustado, otimizando e baixando o custo deste processo de fabricação. A informação ou retorno, automático ou manual, dos dados de processo podem ser enviados para uma impressora, computador, servidor, ou CLP.
4. Verificação de Conteúdo do Pacote
Controladores de pesagem com
células de carga ou
plataformas da Hardy Instruments são usados para pesar pacotes (caixas) para confirmar que eles foram preenchidos até o nível correto ou que eles contêm o número correto de itens. Uma grande variedade de produtos, caixas para comida, big bags, garrafas de vidro, entre outros, podem ser pesados para se verificar o conteúdo. O Checkweigher pode determinar se o número de itens dentro de uma caixa está correto ou não, ou o número correto de caixas em um pallet. Por exemplo, a indústria de cerveja pesa
kegs e
canisters para ter certeza que eles estão vazios antes de iniciar o enchimento e conferem este enchimento no final do processo.
5. Verificação da Tolerância do Produto
Monitorando o peso de um produto fabricado verifica-se se ele está dentro da tolerância determinada. Por exemplo, um empresa de produtos injetáveis pode detectar impropriedades na fabricação de seus produtos, usando um
controlador de pesagem e
célula(s) de carga ou
plataformas de pesagem da Hardy Instruments, para checar o peso de cada item que estiver fora do padrão. Em um processo de pintura, a qualidade e espessura da pintura pode ser verificada pelo peso adicional sobre o produto.
6. Classificação de Produtos
Uma mistura com diferentes itens/produtos pode ser analisada através do peso para que os itens/produtos sejam direcionados para a estação de empacotamento correta, para classificação ou para quaisquer outros propósitos. Por exemplo, produtos com peso variável, como frutas e vegetais, podem ser classificados ou graduados pela sua classe de peso, usando um
controlador de pesagem com
célula(s) de carga ou
plataformas de pesagem da Hardy Instruments. Se o processo de verificação de peso deve ser feito em movimento, os relés do controlador de pesagem da Hardy Instruments podem ser configurados para direcionar os produtos para suas estações corretas.
7. Identificação de Partes
Itens com pesos diferentes podem ser identificados, automaticamente, com um sistema de verificação de peso. Por exemplo, processos de montagem usam controladores de pesagem com célula(s) de carga ou plataforma da Hardy Instruments para verificar se foram enviadas as peças corretas.
8. Verificação de Sobrecarga
Itens são, frequentemente, pesados para se assegurar que eles não ultrapassem limites de segurança. Por exemplo, um vagão de trem é pesado com um controlador de pesagem e célula(s) de carga/plataforma da Hardy Instruments para se ter certeza que seu peso não ultrapassará a tolerância de carga de uma eventual ponte.