CONTROLE DE TENSÃO EM UMA INDÚSTRIA DE CORRUGADOS

Indústria de corrugados aumenta significativamente a qualidade do produto final enquanto reduz o tempo de parada dos equipamentos

VISÃO GERAL


Os Requisitos
  • Controle de tensão adequado através do diâmetro do rolo
  • Habilidade para medir o valor atual da tensão
  • Controle de tensão consistente durante todo o tempo de operação

A Solução
  • Dois controladores de tensão HI 3300
  • Células de Carga Hardy
  • Tecnologia WAVERSAVER
Os Benefícios
  • Redução drástica da delaminação, o que aumenta a qualidade final do produto
    e reduz o tempo de parada
  • Eliminação de emendas perdidas (rompimentos) – de uma média de 12 a 15 por dia para zero
  • A habilidade de processar todos os rolos por todo o diâmetro até o centro sem descartar
    nenhum produto remanescente, reduzindo significantemente os desperdícios.


OS REQUISITOS DO PROCESSO

A operação de uma indústria de corrugados não conseguiu controlar adequadamente a tensão no rolo inteiro, especialmente quando o diâmetro diminuía para abaixo de 45-60cm. O cliente não foi capaz de medir seu verdadeiro valor de tensão, necessário para resolver o problema de pobre controle de tensão antes da emenda em rolos de pequeno diâmetro, e ter um controle de tensão consistente em todos os instantes da operação.

A SOLUÇÃO

Nós determinamos que o principal problema no controle de tensão que levava à diminuição da produtividade e aumento dos custos era a delaminação. A delaminação é mais freqüente quando a tensão da camada externa do material é reduzida à um valor muito baixo, especialmente logo após uma emenda.

Antes de utilizar o sistema de Controle de Tensão Hardy HI 3300, um sistema com dancers splicer (emendador) oferecia o controle de tensão. Na verdade, a posição do dancer que controlava o freio do desenrolamento do splicer, através de um potenciômetro. A Hardy instalou células de carga na curva do material e travou o dancer na posição. Isso fez com que o dancer se movesse apenas durante a operação de emenda, quando a acumulação do produto é necessária, resolvendo o problema do pobre controle de tensão e oferecendo a habilidade para medir o valor atual da tensão.

Após trocar para o sistema de controle Hardy, o operador mudou o controlador para Automático. Isso eliminou qualquer variação extrema no controle, de modo que a saída estava agora muito próxima daquela especificada no modo Automático, oferecendo controle de tensão consistente o tempo todo.

O BENEFÍCIO

Este cliente de corrugados foi capaz de identificar imediatamente três benefícios alcançados após a instalação do Sistema de Controle de Tensão Hardy:

• Redução significativa na delaminação, o que aumentou a qualidade final do produto e
  diminuiu o tempo de parada do equipamento
• Eliminação de emendas perdidas (rompimentos) – de uma média de 12 a 15 por dia, para zero
• Habilidade de usar os rolos até o fim, sem descartar nenhum produto remanescente,
  diminuindo significantemente o desperdício.

O cliente também foi capaz de quantificar os níveis de tensão no produto. Ao acompanhar o valor real de tensão, eles foram capazes de alcançar os seguintes benefícios qualitativos:

• Ter um sistema completo de controle de qualidade, onde todos os parâmetros – incluindo
  tensão – são acompanhados
• Correlacionar a qualidade do produto com os níveis reais de tensão
• Ter um controle rígido da tensão ao variar seu nível com base na largura do rolo
  e no peso quantitativo da camada externa

Usando a tabela da abaixo, a economia de custos para este tipo de aplicação pode ser calculada para uma fábrica de corrugados. O componente principal nestes cálculos é o custo- oportunidade usado para esta fábrica, que pode variar substancialmente com base no tipo de produto processado e no tipo de mercado existente.