Batelada/Mistura
O processo de batelada envolve, sequencial ou simultaneamente, a dosagem de ingredientes dentro de um recipiente e, no final, a descarga desta batelada em um sistema de transporte. O recipiente pode ser um simples tanque e pode ter, montado dentro deste tanque, um misturador, um agitador ou uma fonte de calefação ou refrigeração, que normalmente causa vibração em todo o sistema (
Filtro de Vibração WAVERSAVER®). Os ingredientes são colocados dentro do recipiente por correias, estrusoras, vibradores, bombas, manualmente ou pela gravidade abrindo e fechando válvulas.
1. Bateladas Sequenciais
O controle de bateladas sequenciais é uma aplicação de "ganho de peso" onde vários ingredientes são adicionados, um de cada vez, dentro de um tanque montado sobre, ou suspenso por, um ou mais
células de carga. Os
controladores da Hardy Instruments abrem e fecham portas ou válvulas de descarga enquanto estiverem pesando os ingredientes e também podem abrir e fechar portas ou válvulas de descarga do recipiente para fazer uma descarga total ou parcial do conteúdo da batelada.
2. Bateladas Simultâneas
O controle de bateladas simultâneas é uma aplicação de "perda de peso" onde vários ingredientes são adicionados, ao mesmo tempo, dentro de um mesmo tanque. Os
controladores da Hardy descarregam os ingredientes de recipientes e/ou alimentadores e abrem e fecham as portas ou válvulas de descarga destes recipientes que estão montados sobre, ou suspensos por, um ou mais
células de carga; controlam a taxa do fluxo de material através de alimentadores em plataformas de pesagem; abrem e fecham portas ou válvulas de descarga do recipiente para fazer uma descarga total ou parcial do conteúdo da batelada.
3. Instrumentação e Controle
A instrumentação vai desde
controladores de pesagem de batelada até
controladores de vazão. Podem ser sistemas stand-alone ou conectados com computadores ou controladores lógicos programáveis (CLP's). O controlador de bateladas da Hardy Instruments pode funcionar em automático, semi-automático, manual ou uma combinação destes três modos. Os controladores automáticos podem operar portas, válvulas, alimentadores e bombas, tanto quanto dosadores de líquidos e o transporte para o misturador. Eles, automaticamente, taram o peso líquido e passam para o próximo ingrediente a ser pesado. Os controladores semi-automáticos e manuais podem operar portas, válvulas, alimentadores e bombas. O operador deverá, manualmente, reiniciar o processo para cada ingrediente a ser pesado ou para dar continuidade na sequência no processo de batelada. Uma chave é usada nos controladores que suportam os modos automático, semi-automático e manual para selecionar o nível de controle desejado.
4. Ingredientes e Fórmulas/Receitas
Uma batelada pode consistir de um ou mais ingredientes dentro de uma entre várias fórmulas ou receitas. Bateladas de um ingrediente consiste na pesagem e descarga, repetidas vezes, de apenas um ingrediente. Em bateladas de vários ingredientes, dois ou mais ingredientes são pesados, sequencial ou simultaneamente, de acordo com uma fórmula ou receita específica.
Os ingredientes podem ir desde grãos, pó, massa e material seco até líquidos. A quantidade a ser pesada de alguns ingredientes é tão pequena que eles não podem ser pesados no mesmo tanque que ingredientes maiores. Os equipamentos da Hardy Instruments podem pesar separadamente estes ingredientes menores (menos peso) e, então, automaticamente, adicionar este material dentro do recipiente principal ou segurar o processo de batelada para permitir que o material seja adicionado manualmente. No caso de líquidos, o controlador de bateladas da Hardy conta o material que está entrando no recipiente.
Os
controladores da Hardy servem para qualquer aplicação de batelada, desde as que usam somente uma fórmula/receita, até aquelas que se utilizam de mais de 250 fórmulas/receitas, dependendo do número de funções no ciclo da batelada. Se um computador ou PLC for usado para descarregar as fórmulas/receitas, a capacidade de armazenagem de fórmulas/receitas é ilimitada. As fórmulas/receitas ficam gravadas em uma memória para fácil acesso dos operadores autorizados e para proteção contra perda de dados.
5. Precisão (Preact/Jog/Tolerância)
Os
controladores de batelada da Hardy Instruments têm um grande número de ações para precisão da pesagem de cada ingrediente de uma fórmula/receita. Primeiro, energiza-se o relé correto, permitindo que a porta ou válvula do material selecionado abra. Em seguida, desenergiza-se o relé antes que o peso desejado seja atingido para compensar o material em suspensão. A diferença entre o peso na hora do desligamento do relé e o peso desejado é conhecido como "
preact". Esta antecipação do corte do relé compensa o material "em suspensão" que já passou pela porta ou válvula mas ainda não chegou no recipiente (balança).
O
controlador de batelada da Hardy está equipado com auto-ajuste de
preact que pode se alterar de acordo com a diferença entre o peso desejado e o peso obtido no final da última dosagem. Este valor é automaticamente ajustado para uma maior precisão na próxima dosagem. A correção automática do
preact é muito importante quando se trabalha com um material que muda sua densidade durante o dia. Por exemplo, o "melaço" escoa com mais facilidade no meio de um dia quente do que no meio de uma noite fria. O controlador de batelada da Hardy tem valores de
preact independentes e não-intercambiáveis para cada ingrediente para conseguir a melhor precisão na sua dosagem
Valores de tolerância individuais para cada ingrediente podem ser configurados para um melhor controle e uma maior precisão. Alarmes podem ser energizados e o operador avisado
através de um display se algum ingrediente ultrapassou a tolerância. O operador terá a capacidade de corrigir o erro ou abortar a batelada. Se o peso do ingrediente ficar abaixo do valor da tolerância, o alimentador do ingrediente irá ligar e desligar (jog) para jogar mais material dentro do recipiente até que o peso esteja dentro do valor da tolerância. Os tempos de ligado e desligado podem também ser configurados pelo operador. Todas as ações do operador podem ser gravadas e impressas.
6. Velocidade
A precisão da dosagem ou descarga é melhorada com a aplicação da velocidade dupla que pode ser gerenciada pelo
controlador da Hardy Instruments. Uma velocidade rápida ou volumosa é usada durante a maior parte do ciclo de dosagem, onde válvulas ou portas estão abertas na sua capacidade máxima de fluxo, e a velocidade baixa ou fina é usada por um curto período de tempo no final da dosagem, onde a válvula ou porta está quase fechada. A velocidade baixa ou fina permite uma maior precisão para alcançar o valor desejado no final do ciclo sem sub ou sobrepesagem. Como uma bomba na estação de gás, a maior parte do material é descarregada rapidamente e o final é dosado lentamente para que o controlador tenha uma grande precisão na dosagem.
7. Alarmes/Intertravamentos
Quando o controlador de bateladas energizar a saída de um alimentador de um ingredientes e houver algum problema como, por exemplo, a porta ou válvula não abre, ou não existe mais ingrediente disponível, o operador será avisado por um alarme, após um determinado tempo. Se o temporizador terminar sua contagem e o ingrediente não estiver sendo dosado, o alarme de alimentação lenta irá soar.
Os intertravamentos são geralmente necessários para permitir que o controlador de bateladas possa receber sinais de entrada antes de prosseguir com o processo de batelada. Estas entradas podem vir de uma grande variedade de fontes, como uma porta de descarga, um sistema de transporte pneumático, ou ainda um misturador. Um sinal deve estar presente para indicar ao controlador que a porta de descarga do tanque está fechada, antes de permitir o início ou a continuação do processo. Por exemplo, este sinal pode ser um setpoint pré-definido de pressão de um sistema de transporte pneumático, enviado antes do controlador de bateladas iniciar o próximo ingrediente. Aplicações em indústrias alimentícias, químicas ou têxteis podem necessitar que sejam pesados dois ingredientes e, então, cozinhá-los até alcançar uma certa temperatura para depois introduzir o próximo ingrediente. A flexibilidade de programação do controlador de bateladas da Hardy Instruments permite ao usuário programar sequências de passos para esperar um sinal externo automático ou um sinal manual do próprio operador, antes de seguir a batelada. Esta capacidade de intertravamentos permite ao controlador de bateladas se interligar facilmente com um grande variedade de equipamentos de processo.
Uma vez que os ingredientes tenham sido pesados, de acordo com a fórmula ou receita, a batelada é descarregada. Um sinal de intertravamento permite que o controlador de bateladas da Hardy espere um aviso de OK para descarregar a batelada preparada. Este intertravamento pode ser controlado por um gerenciador do sistema, um equipamento de descarga ou manualmente, através de controles externos. Assim que o sinal de "Ok-para-descarregar" for recebido, o controlador habilita o sinal de saída para abrir a porta ou válvula de descarga. A maioria das aplicações requerem que toda a batelada produzida seja descarregada da balança.
O controlador de bateladas da Hardy Instruments verifica se a balança está vazia, mantendo a porta ou válvula de descarga aberta enquanto monitora a perda de peso do sistema. De modo automático, quando o sinal de movimento da balança (MOTION) não for detectado durante um determinado tempo e a balança estiver dentro da tolerância do zero, a porta de descarga é fechada. O material também pode ser descarregado da balança em fases, de pesos iguais.
8. Banco de Dados - Relatórios de Inventário/Bateladas/Fórmulas
Os relatórios podem ser muito úteis em operações de bateladas para se obter um controle de inventário, bateladas e fórmulas ou receitas. O controlador de batelada da Hardy Instruments tem a capacidade de imprimir estes três tipos diferentes de relatórios. O relatório de batelada informa a data e hora da produção, o número da batelada, quais ingredientes foram pesados, quanto foi pedido de cada ingrediente e quanto foi produzido da fórmula/receita atual. O relatório de inventário mostra quanto de cada ingrediente foi usado, quanto está disponível e quanto de cada fórmula/receita foi produzido. O relatório de fórmula/receita mostra quais e quanto de cada ingrediente é necessário para cada fórmula/receita.
9. WAVERSAVER®, Ignora Vibração
Equipamentos como transportadores e misturadores nas operações de batelada podem causar vibrações ao redor das balanças ou diretamente na balança ou no processo de pesagem. A tecnologia
WAVERSAVER® da Hardy Instruments ignora sinais de vibração indesejados para se obter uma leitura de peso rápida e precisa. Até um misturador inteiro em funcionamento pode ser pesado sobre a balança!
10. Calibração Fácil
O C2® da Hardy,
Calibração Eletrônica de Segunda Geração, elimina custos com a calibração da balança, bem como reduz o tempo de parada para esta calibração. O C2® permite que você calibre a balança eletronicamente, sem o uso de pesos padrões, mesmo com material dentro da caçamba da balança.
O sistema C2® consiste de
células de carga com certificação C2®,
controladores de pesagem,
caixas de junção e
cabos da Hardy Instruments. Cada célula de carga com certificação C2® contém informações detalhadas digitais de suas características únicas de performance. O sistema C2 usa estas características para eletronicamente calibrar a balança. Quando o sistema é ligado, o controlador de pesagem, automaticamente, procura por células de carga com certificação com C2® e grava os dados na memória. Basta um ponto de referência dado pelo operador e a balança está completamente calibrada!
O sistema C2 reduz o tempo de parada para instalação e reparos, e elimina o indesejável uso de pesos padrões.
11. Dados Seguros
Uma memória não-volátil dentro do equipamento grava ingredientes e fórmulas/receitas, e informações de
preact e jog de cada ingrediente. O
Módulo de Memória Segura SMM® da Hardy Instruments, automaticamente, grava e protege dados críticos incluindo parâmetros de calibração, configuração e operação. Se o instrumentos precisar ser substituído, o Módulo de Memória Segura pode ser tranferido para um outro controlador e todos os dados críticos podem ser recuperados, fazendo com que o seu sistema de bateladas fique operacional em poucos minutos.